segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Amarante inaugura Espaço Nordeste








Amarante - Bastante concorrida à solenidade de inauguração do Espaço Nordeste, em Amarante do Maranhão, realizada em 31 de outubro (quarta-feira), reunindo autoridades e lideranças de diversos setores da comunidade daquela cidade tocantina.

A prefeita do município, Adriana Ribeiro (PV), prestigiou o evento, destacando a importância do Espaço Nordeste para o atual momento por que passa o município, fruto de uma administração voltada para a concretização de projetos que contribuam com o crescimento da cidade e, consequentemente, da comunidade, gerando emprego e renda, além de melhorar a qualidade de vida da população.

O projeto conta com o incentivo e a efetiva parceria do Instituto Nordeste e Cidadania e do Banco do Nordeste (BNB). O Espaço Nordeste, em Amarante, vai proporcionar a inclusão digital e produtiva, promovendo o desenvolvimento da cultura, da cidadania, por meio da capacitação pedagógica.

Presenças
A solenidade de inauguração do Espaço Nordeste, em Amarante, contou com a presença da prefeita Adriana Ribeiro, médico-cirurgião Dr. Gildásio Chaves, Elton Gaspar, superintendente do Banco do Nordeste (BNB), além de Cleber, diretor técnico do Instituto Nordeste Cidadania (Inec).

Espaço Nordeste
Fruto de uma parceria entre o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) e Banco do Nordeste (BNB), o Espaço Nordeste é uma iniciativa inovadora, que propõe uma nova forma integrada de trabalhar e fazer desenvolvimento. O Espaço amplia o apoio às políticas governamentais, tendo como base a inclusão social e cultural, a dinâmica econômica, o meio ambiente e a melhoria dos indicadores socioeconômicos.

A ideia foi consolidada com a proposta de criação de pontos de atendimento diferenciados do Banco do Nordeste, com o objetivo de ampliar a oferta de produtos e serviços socioculturais e de negócios bancários.

Sua implantação é feita com uma das vertentes do Projeto Arte-Identidade-Criando Ambiente de Aprendizagem, que é um processo educativo que utiliza a arte visual para referenciar os símbolos e os signos que identificam o local onde será implantado. Estas imagens que trazem significados que identificam a região, são pintadas ou feitas de mosaico nas paredes do prédio como ambientação, com o objetivo de fixar e registrar a identidade cultural local. O processo de implantação do espaço é feito por meio de um mutirão.

O Espaço Nordeste prevê a realização de atividades sociais, culturais e de negócios. Essas atividades fundamentam um trabalho socioeducativo, de maneira a possibilitar, à seus participantes, alternativas de inclusão social e de formação humana e cidadã, utilizando o Espaço como meio para a realização desse processo de ensino-aprendizagem.

Por Raimundo Primeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário