quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Oportunidades de negócios são discutidas no Encontro de Turismo


SÃO LUÍS - As oportunidades econômicas do turismo maranhense são o foco das discussões do Encontro de Turismo do Maranhão, cujo tema é “Meu Maranhão - oportunidade de negócios”, aberto nesta quinta-feira (29) pelo vice-governador Washington Luiz Oliveira e pelo secretário de Estado do Turismo, Jura Filho. O evento, que será realizado até esta sexta-feira (30), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santa, reúne prefeitos, secretários municipais e universitários, em um espaço que visa o debate de temas que ajudem no desenvolvimento sustentável da atividade turística no estado.
A programação inclui oficinas e discussões sobre temas essenciais para o setor, ministrados por profissionais com reconhecimento nacional e internacional. Washington Luiz destacou que o papel do governo é incentivar que os municípios criem as estruturas necessárias para receber o turista.
“Este encontro é muito positivo por discutir questões relevantes para a área. O nosso Estado tem um grande potencial turístico e queremos levar ao conhecimento de todos, os polos turísticos do Maranhão para recebermos um maior número de visitantes e, com isso, gerarmos mais emprego e renda para a população”, afirmou o vice-governador.
O secretário Jura Filho observou que, durante o encontro, serão discutidas as possibilidades de crescimento e consolidação das potencialidades naturais, culturais e arquitetônicas. “Estamos trazendo para cá vários casos de sucesso. Pessoas que no Brasil inteiro participam desse segmento e que tiveram experiências de sucesso que adaptaremos a nossa realidade. No leque de oportunidade, vamos discutir tudo sobre turismo, desde regionalização, roteiros, estância de governança, turismo ecológico e melhoria dos nossos serviços”, declarou.
O secretário informou que, embora o turismo no Maranhão tenha sofrido prejuízos com o período demorado de reforma do aeroporto de São Luís, no ano passado, a expectativa é que o ano de 2012 feche com o aumento de 10% no número de visitantes. “A participação nas feiras e a determinação da governadora em ter uma política enérgica para divulgar o Maranhão, nos levou a este aumento”, disse.
O prefeito de Barreirinhas, Albérico Filho, disse que o evento é importante para que seja mostrada a capacidade de investimento e também a potencialidade que o Maranhão tem, para que todos tenham conhecimento disso e o Estado, cada vez mais, seja divulgado nacional e internacionalmente.
Palestras
A primeira palestra do dia foi da consultora em Turismo, Jussara Rocha, que abordou o tema "Ferramentas de gestão pública do turismo". Ela destacou que são muitos os desafios para alavancar o turismo. "Embora o Brasil seja um país de grande potencial, mas com uma vastidão muito grande, também precisa trabalhar a profissionalização, a qualificação do serviço turístico, a ordenamento das políticas públicas. Hoje, temos que apressar os ritmos tanto do poder público, do empresariado como da sociedade civil", observou Jussara Rocha.
Na programação desta quinta-feira (29), também foram abordados temas como “Turismo de Base Comunitária: Experiências e Oportunidades”, apresentado pela especialista Ana Gabriela Fontoura; “Cancelamento, falências e indenizações em sua agência de viagens… o que fazer?”, com apresentação do mestre Marcelo Oliveira; além da realização de cinco oficinas, entre as quais, “Roteirização”, “Instância de governança” e “Elaboração de projetos turísticos e captação de recursos”.
Nesta sexta-feira (30), a programação será dedicada às oficinas. Entre os assuntos a serem tratados, pela manhã, o “Desenvolvimento da Comunidade Local: os negócios locais inclusos na cadeia produtiva do turismo”, “Gestão de Pessoas: o propulsor da inovação”, “Recreare: Mediações e Práticas do Lazer” e “Tecnologia e Informação no Turismo: Novas Oportunidades de Negócios”.
No período da tarde, serão enfocados assuntos como “A construção de produtos turísticos criativos: alternativas para os polos turísticos”, “Ecoturismo e Turismo de Aventura”, “Roteirização do Turismo Étnico”, “Qualidade no Atendimento” e “Turismo Sustentável e Infância”. Mesas-redondas estão programadas para encerrar as programações dos dois dias.
Espaços
A estrutura do evento contempla espaço especialmente montado para a apresentação do projeto “Semente Digital”, desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur). No local é possível fazer viagem, em formato 3D, ao Centro Histórico de São Luís. Também há espaço interativo com totens de serviço e um Quis.
Em outro ambiente, por meio de duas telas touch, o visitante pode conhecer os principais atrativos turísticos do Maranhão, incluindo manifestações culturais, ecoturismo e turismo de aventura. Também, serão disponibilizadas sugestões de roteiro de viagem, calendário de eventos e informações úteis.
O Encontro abre espaço para um público especial. São 280 estudantes das seguintes escolas: Adventista, Unidade Integrada Santa Tereza, Colégios Universitário, Militar e do Corpo de Bombeiros que participaram de atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário