terça-feira, 4 de dezembro de 2012

DF tem índice de desenvolvimento social mais alto do país, diz FGV

 

Instituição lançou Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios.
SP aparece em 2º lugar e MA tem pior resultado.

O Distrito Federal é a unidade federativa com maior índice de desenvolvimento social, de acordo com o Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios (ISDM), lançado nesta terça-feira (4) pelo Centro de Microeconomia Aplicada da Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP).
Colocação UF ISDM
Distrito Federal 5,71
São Paulo 5,71
Santa Catarina 5,60
Rio Grande do Sul 5,55
Rio de Janeiro 5,51
Paraná 5,51
Minas Gerais 5,48
Espírito Santo 5,35
Goiás 5,18
10ºMato Grosso do Sul 5,08
O DF, representado apenas pelo município de Brasília, obteve resultado superior às demais unidades federativas, atingindo ISDM de 5,71, numa escala que varia de 0 a 10. Na sequência, aparece o estado de São Paulo, também com nota 5,71 – embora tecnicamente a nota pareça a mesma, São Paulo ficou em segundo lugar porque as variáveis que compõem sua nota tiveram desempenho pior.
A média mais baixa foi a do estado do Maranhão, com ISDM de 3,35.
O estudo avalia cinco dimensões para atribuir a nota a cada município e estado, sendo elas: habitação, renda, trabalho, educação e saúde/segurança. O indicador foi calculado a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério da Saúde e da Educação.
“O objetivo (do indicador) é o estabelecimento de metas para as políticas públicas, que serve não só de comparação entre os municípios e faz direcionar o foco da política para essas dimensões ou redimensionar os esforços para uma região que tem mais carência que outra, servir de parâmetro para avaliações das políticas públicas e servir para o estabelecimento de metas de objetivos a serem alcançados pelas políticas públicas”, disse André Portela, coordenador do Centro de Microeconomia Aplicada.
O indicador foi calculado e divulgado para todos os 5.565 municípios existentes do país em 2010.
Estado de SPDos 645 municípios que compõem o estado de São Paulo, quase 96% deles apresentaram desempenho acima da média do Brasil em 2010. O município com a maior nota do país foi Trabiju, na região de Araraquara, interior de São Paulo, com ISDM de 6,28.
O município com 1.544 habitantes em 2010 obteve bons desempenhos em todas as cinco dimensões, com destaque para a variável saúde e segurança, com nota 11,10, bastante acima da média nacional de 5,00.
Os municípios que apresentaram os 10% maiores ISDMs estão todos localizados nas regiões Sul e Sudeste, destaca a FGV. Destes 556 municípios, 55,2% pertencem ao estado de São Paulo, 20,5% ao estado de Minas Gerais e 11,9%, ao estado do Rio Grande do Sul.
Já os municípios com os 10% menores resultados concentram-se, em sua grande maioria, nas regiões Norte e Nordeste. O município com o pior resultado do país foi Uiramutã, em Roraima, com ISDM de 0,55.

Nenhum comentário:

Postar um comentário