sábado, 22 de dezembro de 2012

Ildon Marques recebe Medalha Ordem dos Timbiras

 

 O Palácio dos Leões, na última quinta-feira (20), foi palco da cerimônia de entrega da Medalha Ordem dos Timbiras - no Grau de Comendador do IV Centenário de São Luís. Políticos, jornalistas, membros da Academia Maranhense de Letras, representantes da cultura popular, de instituições, do poder público municipal e estadual, entre outros, foram homenageados por terem se destacado na prestação de relevantes serviços prestados ao estado do Maranhão, especialmente à capital maranhense, que neste ano comemora seu quarto centenário de fundação.
Entre os agraciados com a honraria está o empresário do grupo Liliani e ex-prefeito de Imperatriz, Ildon Marques, que recebeu a medalha das mãos da governadora Roseana Sarney.
Natural de Malta-PB, Ildon Marques de Souza é reconhecido por sua trajetória política, iniciada em Imperatriz quando exerceu o cargo de vice-prefeito no mandato 1983/1989. Após o movimento conhecido como "Revolução de Janeiro", o mesmo foi nomeado interventor pelo Governo do Estado, permanecendo no comando municipal até abril de 1996. Ildon Marques retornou à prefeitura de Imperatriz em 1997 já como prefeito eleito. Também teve um período como senador, em 2005.
Sobre a condecoração, o empresário mostra-se emocionado com a honraria. "Isso é um motivo de alegria e satisfação para todo cidadão maranhense e não é diferente para mim, principalmente por estar recebendo uma das maiores condecorações do estado. Foi gratificante encontrar vários amigos, empresários, políticos naquele momento. Então, me sinto agradecido que o governo, em nome da governadora Roseana Sarney, tenha lembrado do meu nome para receber essa medalha", declara.
Como empresário, Ildon Marques é um dos donos do Grupo Liliani. Atuando no mercado desde a década de 70, o Magazine Liliani é hoje uma das maiores empresas varejistas do Maranhão e está entre as maiores redes de móveis e eletrodomésticos do Nordeste. Fundada na cidade de Imperatriz, possui mais de 50 unidades comerciais distribuídas em cinco estados brasileiros - Maranhão, Piauí, Ceará, Pará e Tocantins. O grupo também é formado pela Liliani Construções, por fábricas de estofados e produtos agropecuários.
A medalha
A Ordem dos Timbiras foi instituída pela Lei Delegada nº 160, de 4 de julho de 1984, e regulamentada pelo Decreto nº 10.346, de 30 de janeiro de 1987. Há quase 30 anos a medalha vem sendo entregue a personalidade em reconhecimento as suas contribuições para o desenvolvimento do Maranhão. Neste ano, em homenagem aos 400 anos de capital maranhense, o Grau de Comendador do IV Centenário de São Luís foi criando o Grau de Comendador do IV Centenários de São Luís.
A horaria consiste em uma medalha em forma de Cruz de Malta, esmaltada de vermelho. Na parte de trás, ao centro, há a reprodução do quadro "A morte de Gonçalves Dias", onde a figura do índio Timbira protege o corpo do poeta, e um disco circundado por dois ramos de louros verdes, e entre eles a marca com a inscrição "São Luís 400 anos", onde, dentro dos dois números zero, contém a imagem da Bandeira do Maranhão; ao centro, no reverso, sobre idêntico disco, o Brasão de Armas do Estado do Maranhão, orlado pela legenda: "Ordem dos Timbiras - Estado do Maranhão". Na parte inferior, a inscrição "Comemorativa aos Quarto Centenário de São Luís". A concessão da Medalha é complementada pelo respectivo Diploma. (Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário