segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Começam as inscrições para vagas no Sisu 2013



Candidatos terão até sexta (11) para escolher curso. Ao todo, são 129.279 vagas.
Maurício Araya/Imirante

Foto: Arquivo/De Jesus/O Estado
SÃO LUÍS – Começaram, nesta segunda-feira (7), as inscrições para vagas em cursos do ensino superior de universidades e institutos federais de educação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O período de inscrições vai até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (11). Para realizar sua inscrição, o candidato que tenha participado da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve acessar a página eletrônica do Sisu na internet.
Em todo o país, o sistema oferece 129.279 vagas em 3.751 cursos oferecidos em 101 instituições públicas de ensino superior. No Maranhão, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) selecionam estudantes por meio do sistema. De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da UFMA, a instituição oferece, nesta edição do Sisu, 2.198 vagas em três campi – leia o Edital nº 2/2013, da UFMA. "A cada nova edição, o Sisu vai se aprimorando cada vez mais, com maior número de inscrições em nível nacional, e as pessoas vão conhecendo mais o sistema", disse o diretor do Departamento de Desenvolvimento e Organização Acadêmica (Deoac) da UFMA, professor Manoel de Jesus Barros Martins, ao Imirante – veja onde estão os cursos e campi da UFMA.
Computadores
O candidato que não tem acesso à internet ou encontre alguma dificuldade para inscrever-se pode utilizar o Laboratório do Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI), localizado ao lado do prédio Castelo Branco, na Cidade Universitária – avenida dos Portugueses, Itaqui-Bacanga –, das 8h às 12h e das 14h às 18h, para realizar a sua inscrição. No local, foram instalados 18 computadores com acesso à rede mundial e haverá dois auxiliares que darão assistência aos candidatos, além de uma pessoa responsável pelo suporte técnico. Os demais campi, também, disponibilizarão a mesma infraestrutura.
"A cada ano, a gente tem buscado especializar o local para evitar a dispersão dos candidatos. Pela experiência, os computadores ficarão ociosos em grande parte do tempo. É uma tendência. A procura tem diminuído. Entretanto, algumas pessoas só conseguem fazer a inscrição com os atendentes, às vezes em assuntos primários. Para mim, esse trabalho é essencial. Se forem apenas três pessoas e resolver o problema, a estrutura já cumpriu um objetivo enorme", diz o diretor.
Chamadas
A primeira chamada do Sisu está prevista para o dia 14 de janeiro. Os convocados deverão fazer a matricula no período de 18 a 22 de janeiro. Já a segunda chamada deve ocorrer em 28 de janeiro e a matrícula de 1º a 5 de fevereiro. Os estudantes que não forem convocados nas duas chamadas podem aderir à lista de espera. O prazo de adesão será de 28 de janeiro a 8 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário