sábado, 19 de janeiro de 2013

Governadora lança programação do Carnaval, que será aberta hoje



A programação carnavalesca promovida pelo governo do Estado anima São Luís a partir de hoje (18), às 17h, com cortejo de manifestações populares pelas ruas do Centro Histórico, da Praça Deodoro à Praia Grande. O anúncio foi feito pela governadora Roseana Sarney, na tarde de ontem, no Palácio dos Leões. Participaram os secretários de Estado chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva; de Cultura, Olga Simão; e de Comunicação Social, Sérgio Macedo.
Roseana Sarney informou detalhes do roteiro, destacou que o tema deste ano é “A mistura é a nossa maior riqueza” e ressaltou a relevância do evento. “É importante investir no Carnaval da capital, pois a festa é fonte de emprego e renda, atrai visitantes, além de manter viva a brincadeira, o ritmo e a tradição. Durante cinco dias faremos um grande baile de rua em São Luís”, afirmou a governadora, observando que o investimento total do governo será de R$ 4 milhões para pagamento dos cachês das manifestações locais.
Foto: Antônio Martins
Governadora Roseana anuncia programação do Carnaval 2013, no Palácio dos Leões
Roseana Sarney informou que neste ano, o reinado de Momo terá um toque a mais. A programação inclui cinco grandes shows nacionais no Ponto da Mistura, na Praça Deodoro (Centro), que serão patrocinados pela iniciativa privada. Os shows complementarão a folia promovida pelo governo e que, a exemplo de anos anteriores, também destacará os desfiles de rua, apresentações de manifestações populares no circuito Deodoro-Madre Deus, shows de grupos de samba e pagode no Ceprama e festas em Vivas nos bairros.
“Vamos continuar priorizando nossas manifestações, blocos e grupos, com seus batuques genuínos, e também trazer convidados que têm um trabalho que prima pela mistura, pela fusão musical, alguns mais novos e outros, cujas músicas embalam carnavais há muitas gerações pelo país. Temos certeza que o folião vai aproveitar e fazer uma grande festa de paz e alegria em São Luís”, ressaltou Roseana Sarney.
O roteiro de shows começa no domingo magro (3) e prossegue no sábado gordo (9), domingo (10), segunda (11) e terça-feira (12), sempre a partir das 18h30. Na noite de abertura, domingo (3), a folia ficará por conta de Monobloco, Pepê Junior, Ronald Pinheiro e Bicho Terra. A segunda noite, no sábado (9), a animação será da Big Band, Alcione e Bicho Terra. A programação do domingo (10) destaca Máquina do Tempo, Timbalada, Pepê Junior e Betto Pereira. Na segunda-feira (11), as atrações serão Pepê Junior e Erasmo Dibell, Diogo Nogueira e Bicho Terra. Para fechar o Carnaval, na terça-feira gorda (12), a festa será animada por Mano Borges, Jorge Ben Jor, Pepê Junior e Gerude.
Nesse mesmo período, o Circuito Deodoro-Madre Deus funcionará a todo vapor, com o desfile de manifestações populares, num percurso já consolidado pelos foliões em carnavais anteriores. “Os ludovicenses podem ficar na cidade para aproveitar o carnaval, que contará com apresentações de artistas locais e nacionais consagrados. Com isso, vamos manter a beleza do tradicional carnaval de rua, que é um carnaval do povo, da gente”.
A governadora Roseana esclareceu, também, que não houve redução de cachê em relação ao ano passado. “O governo pagará o mesmo valor de anos anteriores, o que teve alteração foi o número de apresentações, que este ano será menor em virtude de o Carnaval acontecer mais cedo, deixando menos tempo para as prévias”, explicou.
Outra novidade no circuito é que nas vias perpendiculares à Rua do Passeio serão construídas arquibancadas para que os idosos e as famílias com crianças possam ter um local para se acomodar e acompanhar a folia. “O roteiro foi feito na medida para quem quer aproveitar a folia. Com boas atrações, segurança e conforto, num ambiente que também já foi palco e guarda uma parte da história do nosso Carnaval”, declarou a governadora.

Cortejo – Hoje, a folia começa com o Cortejo de grupos pelas ruas do Centro. A concentração está marcada para as 17h, na Praça Deodoro. Os grupos mostram a diversidade cultural da cidade em desfile com destino à Praia Grande, onde haverá também apresentação nas Praças da Faustina, Nauro Machado e no Canto da Cultura (Rua Portugal).
A programação destaca mais duas edições dos desfiles culturais, nas sextas-feiras, nos dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro. Participam do cortejo tambores de crioula, blocos tradicionais, organizados, alternativos, escolas de samba, entre outros.
Uma estrutura especial será montada para receber os foliões. Além de decoração festiva que deve ser montada, a partir da semana que vem, o Circuito Deodoro-Madre Deus contará com modernos palcos, luz e som, além de banheiros químicos. Haverá pontos de apresentação na Vila Gracinha, Praça da Saudade, Beco do Gavião, Beco das Minas, Ponto de Fuga e Ceprama.
Para garantir tranquilidade ao folião durante o reinado de Momo, um planejamento está sendo traçado em parceria pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e órgãos da Prefeitura de São Luís, a exemplo da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e Blitz Urbana, nos mesmos moldes do realizado nos Shows dos 400 anos, em setembro, e nos Shows da Virada, em dezembro.
Além disso, haverá festa nos Vivas nos dias 25 de janeiro e 2 e 3 de fevereiro. Serão contemplados com programação os Vivas Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Cidade Operária, Estiva, João Paulo, Liberdade, Maiobão e Vila Embratel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário