quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Governo do Estado entrega sementes a agricultores de 17 municípios da Regional de Pinheiro

 
 
Para dar prosseguimento ao calendário de plantio de grãos no Maranhão para a safra 2012/2013, o Governo do Estado distribuiu, na manhã desta terça-feira (8), 120 toneladas de sementes selecionadas de arroz e milho (sendo 60 toneladas de cada) a seis mil agricultores familiares de 17 municípios da Regional de Pinheiro. A entrega foi feita pelos secretários de Estado Luis Fernando Silva (Casa Civil), que no ato representou a governadora Roseana Sarney; Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar); Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Pesca) e Victor Mendes (Meio Ambiente).
A ação, realizada no auditório do Colégio Pinheirense, tem parceria das Prefeituras Municipais. A cerimônia contou com presença de prefeitos das cidades contempladas, incluindo o de Pinheiro, Filuca Mendes, que participou do ato de entrega.
Desta vez, foram beneficiados os agricultores familiares dos municípios de Apicum-Açu, Bacuri, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Pedro do Rosário, Peri-Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Presidente Sarney, Santa Helena, Serrano do Maranhão, Turiaçu e Turilândia.
“A entrega de sementes é uma das ações que marcam a presença do Governo do Estado na Baixada Maranhense. Ainda em Pinheiro, serão construídas barragens, estradas vicinais e sistemas de abastecimento d’água, além de um hospital que atenderá aos municípios da região”, ressaltou o secretário Luís Fernando Silva. Ele lembrou ainda a importância do engajamento dos prefeitos para o desenvolvimento da agricultura familiar nos municípios da região, para aquecer a economia local e aumentar a produção.
Produção
O secretário Fernando Fialho afirmou que o programa de distribuição de sementes é uma ação forte do Governo do Estado em todo o Maranhão. “A distribuição de sementes contribui para o crescimento da produção e da produtividade do arroz e do milho plantados pelos agricultores familiares maranhenses”, assinalou.
Os agricultores também ressaltaram a importância da iniciativa. “Esta já é a terceira vez que vamos receber as sementes doadas pelo governo. Durante dois anos foram sementes de milho, arroz e feijão caupi. Este ano, vamos receber de arroz e milho”, disse o agricultor e presidente da Associação do Povoado Pedrinhas, em Pinheiro, Antônio Márcio Ferreira.
O agricultor destacou a experiência com o plantio da semente selecionada de milho doada pelo programa do Governo do Estado, observando pontos positivos como a redução no tempo de germinação e de colheita e o aumento do tamanho e da quantidade de espigas, em relação à semente comum.
O prefeito de Pinheiro declarou que a parceria com o governo visa garantir mais trabalho e renda para a população. “É muito importante para a Baixada a distribuição das sementes selecionadas e também a entrega na época certa para o plantio. Além disso, a vinda de quatro secretários de Estado para a doação das sementes diretamente para os agricultores, mostra o empenho do Governo do Estado em fortalecer a agricultura familiar aqui na região”, afirmou Filuca Mendes.
Toneladas de sementes
Ao todo, serão entregues pelo Governo do Estado, 1.505 toneladas de sementes para 92 mil agricultores familiares em todas as regiões do estado, sendo 605 t de arroz e 900 t de milho. Incluindo Pinheiro, já foram atendidos 40.950 agricultores familiares, que produzem em 77 municípios de seis Regionais (Imperatriz, Timon, Viana, Itapecuru, Zé Doca e Pinheiro) com 534,7 toneladas de sementes, sendo 222,7 t de sementes de arroz e 312 t de sementes de milho adquiridas para a safra 2012/2013.
A previsão de plantio é de uma área total de 60 mil hectares, com estimativa de produção de quase 100 mil toneladas de grãos na agricultura familiar do Maranhão para a próxima safra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário