quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Justiça Federal bloqueia recursos, e prefeito de Buritirana renuncia mandato

 

Fato inusitado aconteceu em plena madrugada desta sexta-feira (28) em um interior do Maranhão. O prefeito do município de Buritirana, José Wiliam de Almeida, o ‘Zé do Mundico’ (PMDB), renunciou ao cargo faltando apenas três dias para que o prefeito eleito, Vagtonio Brandão (PR), assuma o comando da cidade.
O prefeito de Buritirana José Wiliam de Almeida, o 'Zé do Mundico'. Foto: Reprodução
O prefeito de Buritirana José Wiliam de Almeida, o ‘Zé do Mundico’. Foto: Reprodução
Segundo informações repassadas ao Atual7, o motivo da renúncia de Zé do Mundico seria o fato da Justiça ter bloqueado os recursos do município. No dia 13 de novembro passado, a Justiça Federal determinou, em medida liminar, a indisponibilidade dos bens do prefeito de Buritirana, por ele não ter prestado contas do convênio de nº 716/2005, celebrado entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde.
Como o município não pode ficar sem gestor, o vice-prefeito, Zezim do Chicô, assumiu, em sessão extra-ordinária da Câmara Municipal, realizada às 2h da madrugada de hoje.
Zé do Mundico chega ao final do mandato de prefeito de Buritirana com um saldo negativo, onde enfrentou vários problemas com os servidores públicos, atraso de salários, várias greves, uma fiscalização da Controladoria Geral da União – que identificou vários indícios de desvios de recursos federais, e ainda responde três ações penais no Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ/MA), uma ação penal na Justiça Federal, além de vários inquéritos na Polícia Federal.
Com a renúncia dele, o que não dá pra entender é o que o agora prefeito Zezim fará no governo municipal até a próxima segunda-feira (31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário