quarta-feira, 27 de março de 2013

Vagtonio Brandão participa de Fórum sobre o Sistema Nacional de Cultura em São Luis




            Como forma de consolidar as políticas culturais no Maranhão, a Secretaria de Cultura do Maranhão (Secma) promoveu, nesta segunda-feira (25), o I Fórum de Debates sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC).
            O encontro foi realizado no auditório do Palácio Henrique de La Rocque (Calhau), em São Luís, e contou com a presença de prefeitos e dirigentes culturais dos 217 municípios maranhenses. Entre eles o prefeito de Buritirana, Vagtonio Brandão (PR), que esteve acompanhado da Secretária municipal de Cultura, Iracy Costa e do Sec. Adjunto Cultura, Tonhão.
“Estamos neste evento em busca de ferramentas que facilitem a fomentação da cultura em nossa cidade. Para propiciar políticas publicas, construindo de forma organizacional valores, atitudes e caminhos saudáveis para as nossas crianças e jovens”, disse o prefeito Vagtonio (PR).
Na oportunidade a secretária de Estado de Cultura, Olga Simão, afirmou que o encontro serviu para que os gestores das prefeituras conhecessem o Sistema Nacional de Cultura.
“A participação dos gestores municipais e conselheiros estaduais nesse processo de construção coletiva da política cultural é importante para o desenvolvimento das ações pactuadas com o Ministério da Cultura”, afirmou.
Durante o Fórum foram debatidos os Sistemas Nacional, Estadual e Municipal. Com informações atualizadas que são de interesse dos municípios. A viabilização do Sistema Nacional de Cultura faz parte das metas e ações do Plano Nacional de Cultura (Brasil) (PNC), que estabelece ações de incentivo à cultura.
Objetivo
É organizar as políticas culturais de forma descentralizada, dando continuidade a elas independentemente de mudanças de governantes.  O SNC garante acesso a mecanismos de gestão e investimento, proporcionando transparência nas ações, por meio do controle social dos recursos e das políticas executadas pelo poder público.
(Da Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário