sábado, 15 de junho de 2013

Pegadinha em ponto de ônibus usa passageiros em anúncio ao vivo

              

Pessoas se surpreenderam vendo fotos manipuladas em Estocolmo.

Em um dia comum de verão em Estocolmo, na Suécia, moradores que costumam pegar ônibus em um ponto da cidade se surpreenderam ao se deparar com um "cartaz" de publicidade diferente. Uma ação publicitária da Adobe usando o software de edição de imagens Photoshop possibilitou que, em questão de segundos, os próprios passageiros em espera se tornassem as estrelas do anúncio. VEJA O VÍDEO AO LADO.
Um homem grisalho ganha músculos como os de Schwarzenegger, outro vira uma miniatura "presa" dentro de uma garrafa de vidro, e uma jovem se vê sentada sobre um urso polar em meio a uma nevasca.
Quem tornou a ação possível foi o artista sueco Erik Johansson, um "mago" do Photoshop que já falou sobre seu trabalho ao G1. Com a ajuda de um fotógrafo, que rapidamente clicava as "vítimas" na pegadinha e passava as fotos para o computador, Erik manipulava as imagens ao vivo, para a surpresa dos retratados. No lugar do cartaz de publicidade no ponto de ônibus, uma tela transmitia ao vivo as manipulações do artista.
Homem aplaude ao ver sua imagem manipulada no anúncio em um ponto de ônibus na Suécia (Foto: Divulgação/Adobe)Homem aplaude ao ver sua imagem manipulada no anúncio em um ponto de ônibus na Suécia (Foto: Divulgação/Adobe)
"Eu já conhecia o local e preparei algumas imagens de fundo, mas a princípio não sabíamos como seriam as reações das pessoas. Os mais velhos geralmente não entendiam de primeira. Com as pessoas mais novas foi mais engraçado, eles reagiam com muita surpresa", conta o artista manipulador de imagens.
A ação promovendo o "Dia da Criatividade Adobe" (marca desenvolvedora do software de edição de imagens Photoshop) foi feita durante o dia 3 de junho, e ainda na mesma semana o vídeo foi divulgado e repercutiu na web.
O 'mago' do Photoshop, Erik Johansson (Foto: Divulgação/Adobe)
O 'mago' do Photoshop, Erik Johansson
(Foto: Divulgação/Adobe)
A agilidade na manipulação foi essencial para que a pegadinha funcionasse. "Entre a captura da foto e minha manipulação, a gente fazia tudo em cerca de 2 minutos para que as pessoas percebessem logo e se surpreendessem. Algumas delas, nós chegamos a perder porque entraram em algum ônibus no meio tempo; mas eu fui ficando mais rápido ao longo do dia", detalha Erik ao G1.
Ele conta que a reação que mais o divertiu foi a de um jovem e uma garota, que ele recortou rapidamente e posicionou sobre um bolo de casamento, fazendo até com que o rapaz se inclinasse na tela para beijar a menina. "Eles ficaram bem envergonhados e riram da situação, foi muito engraçado."
Jovens desconhecidos se beijam em imagem rapidamente manipulada durante uma pegadinha em Estocolmo (Foto: Divulgação/Adobe)Jovens desconhecidos se beijam em imagem rapidamente manipulada durante uma pegadinha em Estocolmo (Foto: Divulgação/Adobe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário