quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Câmara aprovou o Plano Plurianual para o período de 2014/2017


CÂMARA DE JOÃO LISBOA – Em sessão presidida pelo vereador Nego da Edna (PHS), na ausência do então presidente Arcanjo Lima, por estar em São Luis no encontro de presidentes de Câmaras. Foi votado o Plano Plurianual para o período de 2014/2017, através do Projeto de Lei nº 014/2013.  Votação esta que contou com a presença dos vereadores Francimar, Roni Marcelino, Evaldo Seledor, João Menezes, Junior Holanda, Val da Saúde, João Filho e as vereadoras Maria do Sindicato, Val Mota.
            Projeto este elaborado pelo Executivo, onde na proposta procuraram corrigir as deficiências nos exercícios anteriores, e de acordo com índices publicados por instituições autorizadas. O executivo procedeu a atualização monetária a fim de se adequar a atual realidade financeira, adequações estas que teve a participação dos vereadores para melhor contemplar a comunidade das suas principais necessidades.

Após a votação alguns vereadores utilizaram da tribuna.
            O vereador Evaldo Seledor parabenizou o poder público pela forma em que o PPA foi conduzido, com  participação  de toda comunidade,  zona urbana e também  zona rural tiveram participação na elaboração do PPA. Falou da contribuição dos colegas vereadores com suas sugestões pois como representantes do povo puderam verificar as necessidades da população. Disse ainda que as opiniões dos vereadores foram aceitas e realizadas na medida do possível.
“E que agora cabe aos colegas procurar de forma organizada fiscalizar a realização de todos os itens contemplados no PPA. João Lisboa irá dá um salto muito grande em desenvolvimento com a aplicação do plano plurianual. No entanto os vereadores deveriam ter emendas para que fossem destinadas aos locais em que fossem necessários a aplicação dos recursos. Parabenizo novamente o poder público, os nobres colegas e a população pelo belíssimo trabalho realizado na elaboração e agora na aprovação do PPA”, destacou o vereador.

            Já o vereador João Menezes iniciou seu pronunciamento dizendo que naquele momento sua opinião como legislador estava sendo cumprida uma das missões que considera a mais nobre de todas e de grande responsabilidade desta casa de leis. Pois foi aprovado neste dia o PPA- Plano Plurianual que dará as diretrizes para os próximos quatro anos. Lembrou que recentemente teve a comemoração pelos 25 anos da nossa constituição e essa peça orçamentária é oriunda das necessidades que os legisladores constituintes tiveram de que uma gestão tivesse a obrigação de dá prosseguimento a todos os feitos planejados pela gestão anterior. “No caso esse nosso PPA fica contemplado os próximos três anos do atual gestor e um ano para o futuro gestor o que dá a certeza jurídica de que não mais a comunidade será penalizada pela não conclusão de obras deixadas anteriormente, pois todos os recursos públicos devem ter o planejamento prévio”.
            O vereador parabenizou a todos que se debruçaram em cima deste planejamento, incluindo os vereadores, ao procurador jurídico, aos relatores das comissões enfim a todos que contribuíram para a realização deste plano. “Está otimista com o município de João Lisboa e que é preciso pensar grande mesmo, pois estamos perto de uma metrópole que é imperatriz. Há alguns dias atrás participei de uma palestra na OAB sobre a constituinte e que nossa região teve uma participação importante na constituinte através dos deputados Davi Alves silva e do deputado Onofre Correa e que as coisas que estão acontecendo em Imperatriz não são por acaso, houve uma vontade política e isso tem se refletido nos dias atuais. Esta Câmara foi à primeira do Sul do Maranhão a realizar concurso público”, disse o vereador João Menezes.

            O Presidente em exercício Nego da Edna agradeceu pela compreensão de todos os edis da casa nesses dois dias em que esteve à frente dos trabalhos da Câmara. Agradeceu a Deus e pediu sabedoria a todos os colegas. “Enquanto representantes do povo estamos cumprindo com as obrigações que a lei determina em tempo hábil a aprovação do PPA, para que em janeiro o Executivo coloque em prática todo o plano que foi aprovado hoje. Concordo com o vereador Evaldo em que o vereador tivesse esse poder de ter emendas para que com os recursos realizem e atendam melhor as necessidades específicas da população. Agradeço a todos os funcionários da Casa pelo empenho em realizar todas as atividades”, enfatizou Nego da Edna.


(Regivaldo Alves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário