quarta-feira, 27 de novembro de 2013

PREFEITURA DE AMARANTE DO MARANHÃO REALIZA IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE


dsc_1111
Prefeita Adriana Ribeiro, Dr. Gildásio Chaves, Sec. de Saúde Dra. Roselis, Sra Dinalva, Dra. Rogéria e os Médicos Cubanos
Amarante do Maranhão realizou a IX Conferência Municipal de Saúde nos dias 06 e 07 de Novembro que teve como tema principal “AMARANTE DO MARANHÃO, AVANÇA NA SAÚDE COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS” contou com a presença da Sociedade Civil Organizada com participante de diversas entidades da Zona Rural, Urbana e participação marcante da região das Alvoradas. Contou ainda, com a presença da Prefeita Municipal Adriana Luriko Kamada Ribeiro(PV) que estava presidindo a mesa Diretora, de seu esposo Dr. Gildásio Chaves Ribeiro, da Secretária Municipal de Saúde, Dra Rosélis Alves Carvalho dos Santos Coordenadora Geral da Conferencia, Vereadores e Secretários Municipais. Além de outras autoridades. Teve como palestrantes: a Secretaria de Saúde Dra; Rosélis Alves Carvalho dos Santos, a Coordenadora de Planejamento Dra. Rogéria Alves de Carvalho, o Coordenador Regional de Educação em Saúde, José Orlando Nascimento Cavalcante, e a coordenadora Regional de Politica Nacional de Humanização do SUS, Maria Emídia Miguel da Fonseca.
A Comissão Organizadora da Conferência teve a seguinte composição:
Presidente: Adriana Luriko Kamada Ribeiro
Coordenadora Geral: Rosélis Alves Carvalho dos Santos
Coordenadores Adjuntos: Conceição de Maria Soares Machado, Rogéria Alves Carvalho, Milton Gomes de Sousa, Augusto Carlos de Sousa, Edna Rodrigues da Silva e Patrícia Carvalho Belizário.

dsc_1053
Prefeita Adriana Ribeiro em pronunciamento
A Conferência de Saúde foi convocada pelo Poder Executivo e pelo Conselho Municipal de Saúde, e teve como objetivos principais avaliar a situação da saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde para o município de Amarante. As deliberações da Conferência servirão para orientar a Administração na elaboração do Plano Municipal de Saúde e nas definições de ações que sejam prioritárias para o Município.
Durante a programação teve a explanação da real situação da Saúde em Amarante, foi apresentado os avanços desta gestão, na área da saúde e os desafios para os próximos anos, foi também discutido os eixos temáticos que se dividiram da seguinte forma:
Eixo I: Fortalecimento do Controle do Social: A Participação da Sociedade na Efetivação dos Direitos a Saúde;
Eixo II: O Controle Social e a Lei Complementar 141/2012;
Eixo III: O Fortalecimento da Gestão do SUS: Decreto 7.508/2011.

Durante a Conferência foi realizada a eleição dos novos Conselheiros Municipais de Saúde para o biênio 2014–2015, com escolha de Titulares e Suplentes, votados pelos delegados na forma paritária com representante de 04 conselheiros da Gestão, 04 conselheiro representantes dos servidores da saúde e 08 conselheiros representando os usuários. Ficando assim representados:
dsc_1268
Representantes da Gestão do Concelho, Titulares e Suplentes.
Representantes da Gestão. Titulares e Suplentes: Rosélis Alves Carvalho, Eloides Ribeiro da Cunha Coelho, Gedeon Pereira Nascimento e Rogéria Alves Carvalho; Suplentes: Conceição de Maria Soares Machado,Evilson Maciel de Azevedo, Hélio Lima Rodrigues, Salma de Sousa Santos, respectivamente.
Representantes dos Trabalhadores. Titulares e Suplentes: Olivina Aparecida Machado Mendes, Francisca Machado Gonçalves dos Santos, Antônio Gonzaga Barros Marinho, Vanessa Aquino de Sousa. Suplentes: Mariluce Franco de Oliveira, Maria de Deus Forte Brito, Evangelista Rodrigues Marinho, Gilson dos Santos Conceição respectivamente.
E para Representar os Usuários Titulares e Suplentes: Valdir da Silva Oliveira, Edna Santos Costa, Milton Gomes de Sousa, Antônia Nascimento Cândida, Marcelo Gavião, Antônia Jovenilde de Sousa, Waneik de Sousa Saraiva, Raimundo da Silva Sousa e suplentes: Alzir da Conceição Brito, Antônio Alves Carvalho, Adelmo Cardoso, José Santos Sousa, Fabiana Rodrigues Santos, Reinaldo Vieira dos Santo, Maria do Espirito Santo, José Nunes Pereira.
A IX Conferencia Municipal de Saúde de Amarante de Maranhão foi um sucesso e contou até o final com a participação ativas de todos os atores que constroem o SUS em nosso município; Gestão, Trabalhadores da Saúde e Usuário do SUS. (Controle Social).


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Amarante do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário