quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

AMARANTE ADERE AO PROGRAMA DE ATENÇÃO DOMICILIAR – MELHOR EM CASA DO GOVERNO FEDERAL

Programa de Atenção Domiciliar – Melhor em Casa, foi implantado pelo Governo Federal em 8 de novembro de 2011. O programa amplia o atendimento domiciliar aos brasileiros no Sistema Único de Saúde (SUS). O princípio é oferecer, aos pacientes da rede pública de saúde, um serviço humanizado e acolhedor. Pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, terão assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família.
No Maranhão 218 gestores municipais enviaram projetos à Comissão Intergestora Bipartite (CIB) do Ministério da Saúde. Porém, somente cinco deles foram selecionados para participarem do Programa. Entre eles o Município de Amarante do Maranhão.
Em Amarante o Programa foi implantado em Dezembro de 2013 e já passou a atender os pacientes logo no mês seguinte à sua implantação, em janeiro 2014.
Para receber o atendimento do Programa, o paciente primeiramente deve ser atendido pelo hospital e dependendo da necessidade, o próprio hospital encaminha-o para a equipe de atendimento domiciliar. O Hospital é a principal porta de entrada do paciente no programa. Entretanto, as Estratégias de Saúde da Família e também a Clinica de Fisioterapia podem, de acordo com a necessidade, encaminhar pacientes para receberem o atendimento atendimento domiciliar.
O atendimento é feito por equipes multidisciplinares, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e um fisioterapeuta. O programa também ajudará a reduzir as filas nos hospitais e emergências, já que a assistência, quando houver a indicação médica, passará a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento da família.
Em Amarante o atendimento tem sido primordial para reabilitação de pacientes em estado grave de saúde.  A Terapeuta Ocupacional, Lais Reis, destaca o caso em que um paciente, encaminhado pela estratégia do PSF, tinha resistência ao atendimento médico, inclusive com idéias de suicídio. E com a intervenção da equipe do programa o quadro de saúde e até mesmo o quadro psicológico do paciente foi revestido e está sendo melhorado. Segundo a Terapeuta, o paciente chegou até se trancar no banheiro na primeira visita da equipe e não foi possível nem o primeiro contato. Com a persistência da equipe, foi conseguido o contato com o paciente, familiares e cuidadores, onde foi possível realizar os procedimentos necessários à promoção da saúde do paciente e posteriormente ele foi levado ao Hospital para melhores diagnósticos. Onde foi constatada a desnutrição profunda e neoplasia na região torácica. Após os diagnósticos e medicação hospitalar o paciente foi devolvido ao Sistema de Atendimento Domiciliar – SAD, onde estão sendo continuados os atendimentos domiciliares ao paciente.
A Equipe do Programa no Município de Amarante do Maranhão está composta da seguinte forma:
Salma de Sousa Santos– Coordenadora do Programa
Sarah Nogueira – Enfermeira
Maíza Sousa Alves- Técnica Enfermagem
Simone Viana Lopes – Técnica Enfermagem
Patrícia Belizário – Nutricionista
Alessandra Soares – Fisioterapeuta
Laís Reis – Terapeuta Ocupacional
Maria Dinalva Carvalho – Farmacêutica
Dr. Gildásio Chaves – Médico

Vídeo Entrevista:
00:00
Maiores informações podem ser obtidas no site do Ministério da Saúde: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/acoes-e-programas/melhor-em-casa
Galeria de Fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário