quarta-feira, 14 de maio de 2014

Maior fábrica de celulose do mundo impulsiona o crescimento da cidade de Mato Grosso do Sul

Destino: Três Lagoas (MS)

Três Lagoas, capital nacional da celulose

Foto 1 / 6
AMPLIAR FOTOS
Fábrica de celulose Eldorado Brasil em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul
Fábrica de celulose Eldorado Brasil em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul - Antonio Milena
O ônibus da Expedição VEJA vai passar o dia na Praça Ramez Tebet, no centro de Três Lagoas (MS). Nossa equipe está na cidade para mostrar por que o município tem crescido em um ritmo acima da média nacional nos últimos anos. A indústria da celulose é a principal geradora de empregos local. A maior fábrica de celulose do mundo, a Eldorado, fica na cidade. Nos últimos cinco anos, dezenas de outras companhias do ramo se instalaram em Três Lagoas.
Os incentivos fiscais oferecidos pela prefeitura ajudam a explicar a formação do polo industrial. A logística também ajuda: Três Lagoas fica na divisa com o Estado de São Paulo, à beira do Rio Paraná. Isso permite o uso do transporte fluvial, mais barato, para o escoamento da produção. Metade do que é exportado pela Eldorado é direcionada para o porto de Santos por meio de uma combinação entre hidrovias e ferrovias. A outra metade faz todo o trajeto de trem. A companhia gera 3.000 empregos diretos e 27.000 indiretos. Segundo os últimos dados do IBGE, a população de Três Lagoas não chega a 110.000 pessoas.
A nova matriz econômica e a perspectiva de mais investimentos devem elevar a qualidade de vida em Três Lagoas nos próximos anos; e, também nesse quesito, a cidade tem uma vantagem natural. As lagoas que dão nome ao município, rodeadas por coqueiros e por pistas de caminhada muito utilizadas pelos moradores locais, formam uma bela paisagem no centro da cidade.
Se você tem algo a dizer sobre o progresso de Três Lagoas, converse com nossa equipe por meio das redes sociais. Utilize a hashtag #expedicaoveja.

O roteiro da expedição

Datas*Cidades
6/5Jundiaí/SP
8/5Joinville/SC
10/5Não-me-toque/RS
13/5Três Lagoas/MS
16/5Sorriso/MT
20/5Luis Eduardo Magalhães/BA
24/5São Gonçalo do Amarante/CE
27/5Petrolina/PE
31/5Sete Lagoas/MG
2/6Porto Real/RJ
4/6São José dos Campos/SP
*Datas sujeitas a alteração

Nenhum comentário:

Postar um comentário