segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Operação Cartago combate fraude de financiamento de imóveis no MA


Policiais federais cumprem 44 mandados judiciais nesta segunda-feira (18).
Esquema fraudulento totaliza movimentação superior a R$ 500 milhões.

Do G1 MA
A Polícia Federal deflagrou a Operação Cartago na manhã desta segunda-feira (18), que tem como objetivo desarticular um esquema fraudulento de financiamento de imóveis da Caixa Econômica Federal, no Maranhão, que totaliza movimentação superior a R$ 500 milhões.
De acordo com informações da PF, 121 policiais federais participação da operação, que consiste no cumprimento de 44 mandados judiciais, sendo 19 de busca e apreensão, 18 de condução coercitiva e sete comunicações de suspensão da função pública.
A investigação verificou que empregados da Caixa criaram empresas fictícias em nome de parentes para serem contratadas pela instituição financeira para prestar serviços como correspondentes bancários imobiliários.
Segundo a PF, foram montados escritórios de atendimento no interior das agências bancárias, com espaço físico, mesas, cadeiras e até computadores da Caixa. Os empregados das empresas chegaram a ter acesso às senhas restritas aos funcionários da instituição financeira.
Os suspeitos de envolvimento podem responder pelos crimes de gestão fraudulenta, estelionato, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, advocacia administrativa, violação de sigilo funcional, inserção de dados falsos e sonegação.
O nome da operação faz alusão à queda da cidade de Cartago, que sucumbiu em decorrência da corrupção da aristocracia da cidade, durante a Terceira Guerra Púnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário