Os deputados Stênio Resende (PRTB) e Rigo Teles (PV) ocuparam a tribuna da Assembleia Legislativa nessa quarta-feira (17) para pedir que o governador Arnaldo Melo (PMDB) determine o imediato pagamento dos convênios firmados entre o Governo do Estado e a maioria das prefeituras do Estado do Maranhão.
O primeiro a se manifestar sobre o assunto foi Stênio Resende. Segundo o deputado, apesar de já terem concluído ou realizado parcialmente as obras públicas cobradas pela população dos municípios, os prefeitos ainda não receberam o dinheiro dos convênios para honrar os compromissos com as construtoras.
Stênio soube que 196 prefeitos firmaram convênios com o Governo. "O problema causa enormes prejuízos financeiros para as firmas e prejuízo político para os prefeitos. Espero que o governador Arnaldo Melo mande pagar os prefeitos, que concluíram as obras ou que fizeram mais de uma etapa das obras", apelou.
Romaria de prefeitos
Por outro lado, Rigo Teles confessou que presenciou uma verdadeira romaria de centenas de prefeitos na capital, em busca do pagamento dos convênios celebrados com o Governo do Estado, de obras que já estão prontas ou estão em fase de conclusão.
Como exemplo, Rigo citou os problemas enfrentados pelos prefeitos de Fernando Falcão (Adaliton), Fortaleza dos Nogueiras (Nogueira), Itaipava do Grajaú (Joãozinho do Dimaizão), Formosa da Serra Negra (Dr. Edmilson) e São Pedro dos Crentes (Luiza).
De acordo com Rigo, estes prefeitos mostraram documentos provando que os convênios foram legalmente celebrados, as obras e as devidas medições concluídas por engenheiros da Sinfra, mas ainda não receberam o dinheiro dos convênios.