terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Com equipes do Piauí e Maranhão, maior edição da Copa do Nordeste começa hoje

Botafogo (PB) e River (PI) fazem único jogo desta terça-feira.



Sport (PE) é o atual campeão da Copa do Nordeste (futebolinterior)
Sport (PE) é o atual campeão da Copa do Nordeste
 
 























Se os estaduais parecem enfraquecidos, a Copa do Nordeste começa a todo vapor nesta semana. A 15ª edição do torneio terá novidades em 2015, já que pela primeira vez, desde sua estreia em 1971, clubes dos Estados do Maranhão e Piauí. Os maranhenses Sampaio Corrêa e Moto Club, e os piauienses Ríver e Piauí serão os pioneiros de seus Estados no torneio.

Embora sejam Estados do Nordeste, Maranhão e Piauí sempre tiveram seus clubes inclusos na Copa Norte por questões geográficas. Isso aconteceu de 1968, quando aconteceu a primeira edição, até 2002, ano em que o torneio foi extinto. O Sampaio Corrêa chegou, inclusive, a ser campeão em 1998.

Desde que a Copa do Nordeste foi retomada em 2013, havia pressão para que as duas federações fossem incluídas no torneio. Afinal, geograficamente eles pertencem à região. A grande distância do Maranhão e do Piauí dos demais centros nordestinos, e também suas federações politicamente frágeis em tempos anteriores contribuíram para esta demora.

Os novos integrantes tentarão juntar-se a Ceará, Alagoas e Sergipe na luta pelo primeiro título da competição. Até agora, existe uma hegemonia entre pernambucanos e baianos, que conquistaram dez das 14 edições passadas. Os intrusos foram o Rio Grande do Norte, com o América-RN em 1998, e a Paraíba, com o Campinense em 2013.

O Vitória é disparado o maior campeão da Copa do Nordeste, com cinco taças: 1976, 1997, 1999, 2003 e 2010. Na sequência, está o atual campeão Sport. Além de levantar o caneco em 2014, os rubro-negros venceram em 1994 e 2000. Por fim, o Bahia foi campeão em 2001 e 2002.

EDIÇÃO ATUAL

Em 2015, todos os campeões do torneio disputarão a competição. Outros clubes tradicionais que fracassaram no Estadual de 2014, porém, ficaram de fora. São os casos do CSA, no Alagoas; do Santa Cruz, em Pernambuco; Flamengo, do Piauí; do ABC, no Rio Grande do Nortes; e do Sergipe.

O jogo de estreia contará com um dos Estados estreantes. Na única partida desta terça-feira, o Botafogo-PB recebe o River-PI, a partir das 22h45 (horário de Brasília), no Estádio Almeidão, em João Pessoa. O Belo chega como o atual bicampeão paraibano e tentaa alçar vôos sob o comando de Marcelo Vilar. Já o Ríver do técnico Flávio Araújo chega como o atual campeão paraibano.

A rodada terá sequência na quarta-feira, com mais quatro partidas. O maior campeão Vitória visita o Confiança-SE. Já o atual campeão Sport joga contra um duro duelo contra o Sampaio Corrêa, em São Luís. O melhor ficará para o Clássico Rei entre Ceará e Fortaleza. Na quinta, serão mais três jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário