quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Ministro e Governador inauguram pista olímpica de atletismo na UFMA

Governo do Estado compromete-se em dar uma bolsa auxílio a mais para cada bolsa dada pelo Governo Federal a atletas maranhenses

Publicação: 05/02/2015 13:00

O Ministro do Esporte, George Hilton (PRB), o reitor Natalino Salgado e o governador Flávio Dino (PCdoB), inauguraram agora pouco, a pista olímpica de atletismo da Universidade Federal do Maranhão. O evento contou com a presença do secretário estadual de Esportes, Marcio Jardim, políticos, alunos e atletas Maranhenses e nacionais.
 
Ministro, Governador e Reitor inauguram pista de atletismo / Foto: Karlos Geromy/O Imparcial
Ministro, Governador e Reitor inauguram pista de atletismo / Foto: Karlos Geromy/O Imparcial


George Hilton disse a O Imparcial que a pista e todo material recebido integra programa Rede Nacional de Treinamento, do Governo Federal. “O equipamento faz parte da rede que o Ministério do Es-porte está estruturando pelo país, com construções, reformas e equipagem, em parcerias com governos estaduais, prefeituras, universidades, Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e clubes. Apenas em universidades (federais ou estaduais), o investimento passa de R$ 160 milhões” disse o ministro.

O governador Flávio Dino ressaltou que o governo dará bolsas aos atletas maranhenses. “Firmo hoje aqui uma parceria com o Governo Federal. Para cada bolsa dada a atletas do nosso estado, o governo do Maranhão dará outra. Assim vamos aumentar a prática de esportes por todo o estado” afirmou.
 
Pista de atletismo da UFMA / Foto: Karlos Geromy/O Imparcial
Pista de atletismo da UFMA / Foto: Karlos Geromy/O Imparcial


Dino aproveitou o momento para agradecer ao Governo Federal pela parceria, e parabenizar o reitor Natalino Salgado pelo trabalho que vem fazendo a frente da universidade. “Estamos tendo um en-tendimento muito bom com o Governo Federal, prova disso é o Ministro Hilton participar desde evento aqui em nosso estado. Parcerias como essa nos deixam felizes. E muitas outras parcerias estão por vir. Quero também dar os parabéns ao meu amigo reitor Natalino Salgado que não mede esforços para dar melhores condições aos alunos e professores da UFMA. Tenho-o como exemplo” afirmou.

Segundo o reitor Natalino, incentivar a prática esportiva na Universidade tem sido uma ação per-manente nos últimos anos, o que coloca o curso de Educação Física em posição de destaque. “Atu-almente, todos os campi do continente possuem uma quadra poliesportiva. Implantamos, no Campus de Pinheiro, o primeiro curso de Educação Física – Licenciatura do continente e, em São Luís, o curso de Educação Física – Bacharelado”, justificou. A melhoria na infraestrutura do curso produziu um resultado inédito. No Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o curso de Educação Física foi o quarto mais procurado.

Visitas

À tarde, a partir das 15h, o ministro visita o Complexo Esportivo Canhoteiro, que conta com o Es-tádio Castelão, parque aquático, quadras poliesportivas, pista de atletismo e o Ginásio “Castelinho”. A primeira parada será no estádio de futebol, onde George Hilton, acompanhado pelos pentacampe-ões mundiais de futebol Cafu e Edmílson, percorrerá o gramado.

Em seguida, o ministro conhecerá o parque aquático do complexo, que conta com piscina olímpica e de saltos ornamentais. Por fim, Hilton participará de cerimônia da inauguração oficial do Kit de Basquete do Ginásio “Castelinho”, local de treino e jogos do Maranhão Basquete, que disputa a Liga Feminina nacional da modalidade.

George Hilton ainda participará, às 19h, da abertura do Encontro Nacional dos Secretários e Gesto-res Estaduais de Esporte e Lazer, que será realizado até sábado (7), no Hotel Luzeiros, em São Luís. O evento é uma parceria entre o Ministério do Esporte e a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer do Maranhão (Sedel/MA) e vai reunir gestores de todo o Brasil para discutir temas como a integra-ção nacional de políticas públicas para o setor, práticas esportivas nas escolas e o sistema nacional de desporto. Os ex-jogadores Cafu e Edmílson apresentarão o painel “Projetos Sociais: Estádios da Educação – Pop Up Arena”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário