quarta-feira, 8 de julho de 2015

SAGRIMA e AGED promovem palestra para pecuaristas na EXPOIMP 2015






O professor Manoel realizou a palestra sobre Mastite Bovina
IMPERATRIZ – Nesta terça-feira (07), os órgãos SAGRIMA e AGED promoveram palestra para pecuaristas sobre Mastite Bovina.
            A programação teve como tema a prevenção e controle da mastite bovina foi realizada no estande e contou com presença de pecuaristas, técnicos das cooperativas e agroindústrias que atuam na cadeia produtiva do leite.    Para o pecuarista Fernando Lourenço que esteve participando pela primeira vez de um encontro sobre prevenção e controle de mastite. Ele destacou como importante. “Foi muito proveitosa esta palestra. Um tema importante para todos, com exemplos bem rápidos, e claros que facilitam o entendimento”. Após o encontro teve um sorteio de um par de bota e o produtor Adelino da Costa (Açailandia), foi contemplado.



Já o secretário Adjunto de Agricultura, Edjailson Borges destacou que o objetivo do encontro é atualizar os conhecimentos técnicos sobre controle da mastite em gado leiteiro, visando  melhorar a qualidade do leite entregue as agroindústrias e cooperativas.

De acordo como o professor Manoel de Oliveira uma das principais doenças que acomete os bovinos leiteiros é a mastite, a inflamação da glândula mamária. “Os impactos econômicos surgem com a queda na produção leiteira, perda na qualidade do leite, maior custo de produção e o descarte prematuro de vacas por perda de um ou mais quartos mamários, que se tornam fibrosos e improdutivos. Sua magnitude varia conforme a intensidade do quadro e o agente causador”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário