quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Bombeiros recebem reforço para conter incêndio na reserva Araribóia

O Corpo de Bombeiros recebeu o envio de nova tropa militar para fortalecer as ações de combate aos incêndios na reserva de Araribóia

Reserva Arariboia é atingida por incêndio e prejudica povos indígenas
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) recebeu nessa quarta-feira, envio de nova tropa militar para fortalecer as ações de combate aos incêndios na reserva indígena de Araribóia.
De acordo com o coronel Célio Roberto, a corporação vem atuando para evitar as propagação das chamas. “Quando afirmamos que o incêndio está sob controle é porque não vemos mais risco de propagação. Estamos atuando diretamente nos focos que estão surgindo para evitar prejuízos maiores. Estamos controlando as novas incidências”, disse o coronel Célio Roberto.


A força-tarefa dos bombeiros e a presença de técnicos do Governo do Estado reforçam o apoio em caráter emergencial à Reserva. O principal objetivo é garantir assistência às famílias atingidas e colaborar com a atuação do Governo Federal nas aldeias atingidas.

As famílias indígenas contam com o apoio do Governo do Estado que, em conjunto com os órgãos da União, fortalecem as ações de prevenção, combate e reestruturação das comunidades-alvo de ações criminais. Formado por representantes de órgãos do Governo Federal e Estadual, foi criado um grupo de trabalho para ouvir as principais necessidades das comunidades atingidas pelo incêndio.
“Nesta terça-feira estivemos na Aldeia de Juçaral, conversando com os caciques e ouvindo com muito pesar as perdas inestimáveis que todos tiveram. Permaneceremos firmes, atuando nas aldeias para minimizar a dor e fortalecer as ações de Segurança e Preservação Ambiental”, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros.
Através de Decreto, o Executivo Estadual declarou situação de emergência em onze terras indígenas e autorizou que os órgãos que compõem a Defesa Civil Estadual deem todo o apoio suplementar técnico e operacional às comunidades atingidas. A Defesa Civil Estadual realiza um levantamento do cenário e nos próximos dias deve elaborar um relatório a ser enviado ao Governo Federal solicitando a atuação direta dos Ministérios da Integração, Agricultura e Desenvolvimento Social.
Bombeiros recebem reforço para conter incêndio na reserva Araribóia
Desde o início da operação estão presentes na Reserva de Arariboia, o Corpo de Bombeiros Militar do MA (CBMMMA), o Grupamento Tático Aéreo (GTA) do Maranhão, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama e do 51º Batalhão de Infantaria de Selva de Imperatriz.
As secretarias estaduais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Educação, Segurança Pública, Direitos Humanos e Participação Popular também atuam diretamente no planejamento de ações com o objetivo de minimizar os efeitos do incêndio na reserva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário