segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Pesquisa Ibope diz que Lula lidera disputa para 2018

Em dois dos principais critérios técnicos o ex-presidente Lula aparece na frente: quando a pergunta aos eleitores é sobre a preferência para ocupar a Presidência da República em 2018 e também quando seu nome é lançado na lista em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum. Lula aparece na primeira alternativa como o preferido entre 23% dos eleitores. Na segunda questão, a do índice de rejeição, ele também lidera: 55%.

O Ibope testou os nomes dos tucanos Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra, além de Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT). A rejeição a Lula foi a maior entre todos os nomes testados. Mas os outros nomes também apresentam aumento na rejeição. De acordo com o Ibope, cresceu o percentual dos que não votariam de jeito nenhum em Aécio (de 42% para 47% em um ano), em Marina (de 31% para 50% em um ano) e em Serra (de 47% para 54% em dois anos). Não há comparativo para a rejeição a Alckmin e a Ciro Gomes, ambos com rejeição de 52%.

Depois de Lula, o preferido na disputa é Aécio Neves com 15%, depois Marina, com 8%, Serra, Alckmin e Ciro: 8%, 7% e 4% respectivamente.

Os números não estão consolidados. Vivendo sob intenso tiroteio desde que deixou o poder, Lula mostra que tem fôlego para brigar pelo segundo turno com qualquer candidato. Além disso, com a campanha na rua, ele poderá perfeitamente reverter a opinião de boa parcela do eleitorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário