quinta-feira, 25 de maio de 2017

Secretaria e Regional de Saúde realizam encontro para debater o combate à infestação do mosquito da dengue em João Lisboa


O grande foco foi analisar o índice de infestação do mosquito da dengue


JOÃO LISBOA – Na manhã desta quinta-feira, 25, aconteceu na Câmara Municipal. Um encontro entre profissionais da Regional de Saúde e profissionais de saúde da secretaria. Participaram do evento o prefeito Jairo, os secretários Davison (educação), Cleonaldo Diniz (saúde), a Coordenadora de Atenção Básica Carla Rocha. Além dos vereadores Evaldo Seledor, Marcones, Nego da Edna, e as vereadoras Suelany Santos, Eva Magna, Val Mota, Roselia Menezes, Irmã Fabia.

O encontro foi demonstrado os grandes focos de infestação e combate ao mosquito da dengue.

Em primeiro lugar com 65%, estão os reservatórios de água.
Em segundo lugar com 16%, estão os depósitos moveis: o lixo domestico e plantas.
“Detectamos que o mosquito esta buscando alternativas de proliferação  em outros criadouros. Sendo assim o município deve realizar parcerias com todas as secretarias e a sociedade. E assim somar esforços para realizar ações em bairros que estejam tendo alto índice de infestação do mosquito”, informou Olisvaldo representante da Regional de Saúde.

Uma das ações programadas pela Regional de Saúde com as secretarias esta: A nebulização na semana que vem na cidade de Buritirana, depois no município de João Lisboa.

“Com essa ação o que vai acontecer e a morte dos mosquitos que estão voando naquele momento porque é um efeito instantâneo. É necessário que aconteça um aviso prévio para a comunidade. Será feito o primeiro ciclo, dependendo dos índices de infestação faremos o segundo”, destacou José Orlando  representante da Regional.

“Após a identificação dos locais de proliferação do mosquito. Que esta sendo em manilhas, em terrenos baldios entre outros. Vamos criar ações de atuação para combater essa infestação”, enfatizou o secretário Cleonaldo.

O vereador Nego da Edna ressaltou como importante as analises feitas pela Regional e a demonstração de empenho por parte da secretaria de saúde em combater o mosquito.

Para o vereador Marcones Silva de Oliveira, essas ações de informação são muito importantes para que o município possa traçar metas de trabalho quem venha de encontro com as necessidades detectadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário